quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Que país é esse ?



Joseph-Marie Maistre entrou para história com a frase "Cada povo tem o governo que merece." e a medida que regimes democráticos evoluem, ela se torna cada vez mais verdadeira.

Tome-se o Brasil por exemplo. Reclamamos dos políticos que temos mas ao mesmo tempo rejeitamos os que realmente significam algum tipo de mudança para nossa sociedade. Explico-me: o retrato da nossa política atual é um retrato do nosso ideal desejado de estado.

O brasileiro quer um estado provedor. Ele quer se aposentar cedo,  quer regalias e privilégios em seu trabalho, quer segurança para si e sua família sem ter que se arriscar ou esforçar-se para tanto. Ao invés de acordar cedo e trabalhar com afinco, o brasileiro quer que o estado garanta sua sobrevivência. Qualquer esforço pessoal a mais de sua parte é luxo.

Ora, não há como eliminar riscos e gerar privilégios sem contrapartida. Alguém vai ter de pagar por isso. Uma sociedade em que todos recebem do Estado e ninguém precisa devolver nada em troca é insustentável. Porém, iludidos por esse ideal utópico, escolhemos demagogos e representantes que querem "garantir" saúde, educação e benefícios para todos. 

Só existem dois tipos de pessoas que prometem o que sabem ser impossível: o ignorante que não sabe o que está dizendo e o desonesto que mente para obter vantagem pessoal. Esses são nossos políticos, esse é nosso governo: ignorantes e desonestos, quando pra piorar muitas vezes uma combinação dos dois...

Mudar isso não é fácil nem rápido e só vai começar quando nossa ideia fundamental de Estado valorizar mais os indivíduos que querem viver de seu próprio trabalho e não de falsas promessas de falsos salvadores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário